Na mira por Paulo Mendes – Destrinchando Vilhena

161

“Um homem não está acabado quando é derrotado, mas quando desiste”.
Richard Nixon

O CIRCO ESTÁ MONTADO
A partir do dia sete, todos os partidos já estão com seus pretensos candidatos devidamente filiados, como manda a lei. Agora começa a ser possível uma “visualização” melhor do quadro eleitoral e como podem acontecer as composições partidárias. Certamente o espetáculo já começou e deve render muitos momentos de pura emoção dentro da arena política.

FICHA LIMPA JULGADA ATÉ FIM DE OUTUBRO
O Ministro do STF, Luiz Fux, anunciou esta semana que julgará a lei da ficha limpa até o fim deste mês. Ele garante que analisará todas as situações que envolvem a lei, como a retroatividade dos crimes eleitorais, que é sem dúvida, a maior pedra no sapato de muitos políticos.

RETROATIVIDADE
Se julgar procedente a questão da retroatividade, políticos como Melki e Natan estarão em maus lençóis. Segundo o Ministro, a decisão ainda este mês não deixará duvida quanto à eficácia da lei para as eleições 2012.

MULHERES NO PODER
Se a enquete do Vilhena Noticias tiver valor científico, a vereadora Eliane estaria bem cotada para prefeita de Vilhena. A pesquisa quis saber qual vereador teria perfil para prefeito e Eliane recebeu 34,2%, enquanto os demais não passaram de 18%. Marcos Cabeludo e Pedro Panta empataram na última colocação, com míseros 2,6%. Isso é reflexo claro de suas atuações distantes do povo e voltadas aos seus próprios interesses.

ELZA ABANDONA DONADONS
Conhecida no meio político como uma das mais doutrinadas seguidoras do clã Donadon, Elza da saúde deixou o PTB comandado por Melki para se filiar ao PSD, do advogado Carlos Pietrobon. Ninguém sabe os reais motivos, mas o fato é que a saída da pretensa candidata do grupo Donadon demonstra a fragilidade política que vive este que já foi o maior fenômeno político do Cone Sul do estado.

FALANDO EM MELKI
Os passos políticos de Melki estão bastante confusos, principalmente quando analisados em conjunto com o caminho de Natan na condução do PMDB. Melki se filiou ao PTB, com o apoio do deputado Nilton Capixaba, mas engolido goela abaixo no presidente da Assembléia, Valter Araújo, que já declarou publicamente apoio a Luizinho Goebel. Natan quase precisou recorrer à esgrima para conseguir o PMDB, que apesar de estar integralmente nas mãos do grupo Donadon, tem a resistência do Senador Valdir Raupp para dar apoio a uma eventual candidatura de Melki. Já é público que Raupp teria dito que se quisesse apoiar o ex prefeito, ele estaria no PMDB.

BRIGA INTERNA
Já são quatro os pretendentes ao cargo de candidato oficial pelo PMDB de Vilhena. Agora é a vez de Ronaldo Alevato aparecer como postulante à vaga. Ele deve enfrentar o dr. Paulo Veit, o vereador Jacy Alves e também Jaime Bagatolli. Resta saber quem terá a benção do governador, do senador Valdir Raupp e, principalmente, do Deputado Natan Donadon, que preside a sigla em Vilhena.

POR OUTRO LADO
Ao que tudo indica, o PMDB enfrentará um briga interna maior do que foi a tomada do partido pelo deputado Natan Donadon. Além dos pretensos candidatos da sigla e da insistência do partido em lançar candidato próprio, existe a possibilidade de Natan estar “guardando” o partido para apoiar seu irmão, Melki Donadon, caso este consiga homologar sua candidatura pelo PTB.

FALANDO EM PMDB
Será que a entrada do Secretário de Educação Julio Olivar no PMDB foi apenas para agradar ao governador Confúcio Moura, ou ele pretende ser o candidato do chefe à prefeitura de Vilhena. Confuso, o partido ainda não acenou com uma candidatura que possa conquistar o eleitor vilhenense. Até o momento, nenhum dos nomes que se lançaram tem “arrancada” para a disputa. Talvez Olivar esteja guardando munição para a hora certa.

PENSANDO BEM
Um passarinho verde me contou que Júlio está confortável com as duas secretarias que ganhou de Confúcio. Trocar o certo pelo duvidoso não estaria nos planos do menino prodígio do governo.

JAIME BAGATOLLI
Já o simpático prefeiturável, Jaime Bagatolli, que garante ser apoiado pelo senador Valdir Raupp, que lhe fez o convite para filiar-se ao PMDB, terá seu apoio restrito à sigla, já que o partido pelo qual pretende sair candidato a prefeito, é hoje dominado pelos Donadons. Na prática, se vencer os três candidatos internos interessados na vaga, precisará fortalecer um grupo paralelo para dar sustentação à sua possível candidatura e ainda conviver com a infidelidade partidária da maioria de seus correligionários.

DONADON NA CÂMARA
A familia Donadon, que com exceção do deputado federal Natan Donadon, está em baixa políticamente, consegue ter seu sobrenome na Câmara de Vereadores depois do afastamento do vereador Cabo João, feito pela justiça no dia 06. Segundo matéria deste site, outros 19 candidatos que fizeram mais votos do que Geremias Donadon, foram prejudicados pelo chamado coeficiente eleitoral, que tira do povo o direito de escolher de forma direta seus representantes, dando aos partidos este poder.

DÁ-LHE ELIANE!
Eliane já havia sido eleita em outra pesquisa do Vilhena Noticias onde a pergunta era qual a vereadora que mais contribuiu com o Legislativo. Eliane ganhou disparado a pesquisa.

PADRE NA BERLINDA
O Padre Renato Caron terá que escolher entre a batina e o terno, entre a pregação espiritual e o discurso político. O sacerdote revelou ter pleno conhecimento da posição do bispo da igreja católica que é contra a participação de padres no processo político. Filiado a um partido dentro do prazo estabelecido pelo TSE para pretensos candidatos, o padre tem até a convenção de seu partido para decidir seu futuro.

NOVO LOOK
O padre Renato Caron que se filiou há poucos dias, apareceu com um novo look. Conhecido também pelos cabelos compridos, padre Renato garantiu o prazo legal para uma eventual candidatura. Tido como intelectual, que mescla filosofia e religião, o líder pode impressionar como fez o padre Tom em Cacoal. Acho que a entrada de lideres religiosos na política é salutar, sejam eles católicos ou protestantes, já que é urgente a necessidade de moralização, principalmente no cenário nacional.

PENSANDO COM O BOLSO
Ficou muita clara a decisão de alguns vereadores em voltar atrás na questão do aumento de vagas legislativas. Segundo a resolução do TSE, a ampliação é facultativa, mas seu aumento tem respaldo Constitucional. Dois dos três vereadores do PSC, Vanderlei Graebin e Elias Músico, se posicionaram contra a ampliação. Graebin se absteve de votar e Elias justificou seu voto dizendo que a voz do povo é a voz de Deus.

NÃO CORTA NÃO DOUTOR!
Imagine se Elias fosse um cirurgião prestes a cortar um paciente no momento em que um amigo da vítima grita: corta não doutor! E ele, como bom político, decide atender ao pedido, mesmo sabendo que o paciente necessita da cirurgia. Ora, Um político responsável precisa saber quando atender aos pedidos da população, principalmente quando ela não está corretamente informada sobre o que está sendo votado.

DE ACORDO COM A MARÉ
Elias saiu pela tangente, já que sabia que o aumento de vagas não implicaria em mais custos ao erário público e, principalmente, que o povo teria maior oportunidade de representação com mais “cabeças pensantes”, respeitando melhor o principio da democracia. Fazer “média” com o povo foi uma medida politiqueira e não política.

DEMOCRACIA EM PIMENTEIRAS
O engraçado é que Vilhena é conhecida como cidade pólo de educação e cultura. Logo, deveria ter representatividade suficiente para fazer deste título um instrumento de democracia e amadurecimento político. Com a decisão dos vereadores, Vilhena, que tem perto de cem mil habitantes, perde para Pimenteiras, que com apenas seis mil, passou a 11 vereadores. Dividindo-se a representatividade por habitante, chegamos a um vereador para cada 545 pessoas em Pimenteiras e em Vilhena, um vereador para cada 8 mil. Imagine quanto vale cada decisão de vereador em Vilhena!

FICHA LIMPA? SERÁ?
Alguns partidos e políticos estão tentando se “agarrar” na ideia do ficha limpa. Eles montaram estratégias de marketing para garantir que não participam da corrupção que assola o meio político. A lei da ficha limpa é uma rede que só pega tubarão grande e isso quando eles dão muita bobeira. Na prática, cardumes inteiros passam por esta rede e não se prendem. Depois, ficam arrotando decência, mas, lá no fundo muitos sabem que não estão tão limpos assim. Cuidado com a rede!

LIMPOS ATÉ DEMAIS
Outros são fichas limpas, tão limpas que não teria como culpá-los de nada, por que na verdade não fazem nada. Não fazem indicações, não fiscalizam, não votam, enfim, saem do jeito que entraram.

TV RONDÔNIA
Em matéria veiculada pela TV Rondônia no dia 06, a emissora noticiou que a Câmara de Vereadores de Vilhena aumentou para 15 o número de vagas para o próximo pleito quando na verdade, a última votação manteve em 10. A rede deveria corrigir o erro em outra edição.

MOCIDADE DO PSC
O design Enéas Santos, evangélico da igreja Metodista Unida e líder do grupo JB, que há mais de cinco anos faz um trabalho exemplar na praça Ângelo Spadari com jovens de diversas denominações, foi convidado a organizar a ala jovem do PSC de Vilhena. Enéas é interessado pelas causas sociais, principalmente as que envolvem os jovens. O designer é filho do pastor Genivaldo dos Santos, presidente da Ormevi, Ordem dos Ministros Evangélicos de Vilhena.

CHEIO DE PODER
Falando em pastor Genivaldo, muita gente está de olho no poder do presidente da Ormevi. Atuante na política de bastidores, o negão ( como é carinhosamente chamado pelos íntimos), tem aproximado os lideres religiosos da política, demonstrando que há necessidade de participar do debate. Há quem garanta que ele pode ajudar no processo. A julgar pela briga de foice que será a próxima eleição, não dá pra dispensar apoio nem do alicate.

FALANDO EM UNIÃO
Em Brasília, parlamentares católicos e protestantes estão cada vez mais unidos em torno de projetos que atentem contra a moral e os bons costumes. Hoje são mais de 350 projetos que caminham para votação. Segundo muitos parlamentares, não é mais possível perder tempo com combates religiosos e sim, deve-se buscar a união para combater o verdadeiro inimigo, que são os projetos de lei que podem acabar com a estrutura familiar e social de nosso pais. Parabéns aos deputados pela visão global.

INFELIZ DECLARAÇÃO
Se foi verídica a declaração do presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Cabeludo, que não estaria preocupado porque “seus eleitores não acessam site”, depois das denúncias sobre o excesso no gasto com diárias, onde aparece em primeiro lugar, o nobre vereador precisará rever seus conceitos. Em primeiro lugar, se estivesse bem assessorado e conhecesse a dinâmica da imprensa, saberia que os veículos de comunicação se pautam mutuamente. Sendo mais preciso, rádios, jornais impressos e TVS, utilizam muito as matérias veiculadas em sites.

Logo, mesmo os eleitores mais desavisados sabem rapidamente do que acontece naquele poder. Em segundo lugar, a declaração demonstra além de desdém com a imprensa, o povo que o elegeu e os que não o elegeram, um descaso e falta de preocupação com a moral que deve nortear um legislador, principalmente sendo presidente da Casa. Em terceiro e último lugar, nesta “minoria” que para ele acessa os sites, estão os promotores de Justiça e juizes que certamente também utilizam esses veículos de comunicação para pautar algumas de suas ações. É esperar pra ver.