Pagamento do 13º deve injetar R$ 1,27 bilhão na economia de RO

244
Manequim aguarda movimento de clientes em loja no Centro de Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1

Com o pagamento do 13º salário, o comércio em Rondônia já aguarda um maior movimento nas lojas. Mesmo com a expectativa de que 46% das pessoas destinarão o benefício para pagar dívidas, comerciantes esperam aquecer as vendas nos últimos meses do ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO).

A decoração natalina na principal via comercial de Porto Velho, a avenida Sete de Setembro, ainda é tímida. Enquanto isso, no interior das lojas, comerciantes tentam traçar o perfil do atual consumidor.

Mesmo com o enfraquecimento da recessão econômica, a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL) apontou que o brasileiro estará disposto a desembolsar em média R$ 116,00 em presentes, por pessoa, nesse fim de ano.

Para o lojista José Aparecido, empresário do ramo de vestuário, a chegada do 13º dará um fôlego ao setor que sofreu com os efeitos do endividamento e desemprego da população.

“Acredito que os clientes vão primeiro colocar a casa em dia. Mas com inserção do 13º a tendência é dar uma melhorada [nas vendas]”, pensa o empresário.

O comerciante José Aparecido espera que 13º impulsione vendas de fim de ano em Porto Velho.  — Foto: Pedro Bentes/G1

O comerciante José Aparecido espera que 13º impulsione vendas de fim de ano em Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1

Em pesquisa, a Fecomércio-RO estima que 46% das pessoas que receberem o 13º gastarão o dinheiro para pagar dívidas, enquanto o restante, 54%, irá se dividir entre poupadores e consumidores. Como é o caso da jornalista, Rayane Medeiros.