Passeios de litorina começam neste domingo, 9, em Porto Velho

Litorina tem capacidade de 15 passageiros por viagem. Passeios acontecem nos sábados, domingos e feriados a partir das 9h.

790

Começam neste domingo (9) os passeios de litorina nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) em Porto Velho. A litorina é um pequeno vagão movido a diesel que foi usado durante a operação da ferrovia para transportar, principalmente, engenheiros, médicos, feitores e o salário dos funcionários.

O passeio de 2,3 quilômetros teve inauguração adiada por duas vezes nos últimos 60 dias para ajustes nos trilhos, na litorina e construção de uma estação de passageiros.

A restauração do vagão foi realizada por iniciativa dos próprios ex-ferroviários. Boa parte deles já têm mais de 80 anos e fazem questão de ver a litorina funcionando novamente.

Antônio Moisés é condutor da litorina em Porto Velho  — Foto: Ana Kézia Gomes/G1
Antônio Moisés é condutor da litorina em Porto Velho — Foto: Ana Kézia Gomes/G1

Os passeios serão realizados nos finais de semana e feriados, a partir das 9h. O ingresso custa R$ 5 e o valor vai ser usado na manutenção da máquina. A estação de embarque fica ao lado do Memorial Rondon, no fim da Estrada de Santo Antônio. Em cada viagem, que dura 20 minutos, podem embarcar até 15 pessoas.

Fonte: G1/Porto Velho