Prefeitura vai doar área para testes de auto-escola

245

Com o objetivo de retirar das ruas veículos de auto-escolas que utilizam vias públicas para a realização de exames práticos de volante, a prefeitura de Vilhena está doando área exclusiva para essa finalidade. A doação foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

O Projeto de Lei 3.22/2012 foi proposto pela Prefeitura e enviado para a Câmara no início do ano. O documento autoriza o Poder Executivo a doar com encargos o imóvel que especifica ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). A área em questão é o lote 01, quadra 03, setor 102, no Residencial Moysés de Freitas, com área total de 16.950,00 metros quadrados.

Para o instrutor prático de trânsito, Emerson Santos Martins, 35 anos, a medida vai dar mais segurança aos alunos durante o teste. “Esse era um pedido nosso antigo que vai facilitar nosso trabalho e o aprendizado de nossos alunos”, enfatizou.

Emerson é apenas um dos muitos instrutores que aprovam a proposta. Ao, o município tem hoje oito auto-escolas. Destas, quaro trabalham em local apropriado. As demais realizam as aulas nas ruas de Vilhena. O teste é feito uma vez ao mês, em algum trecho marcado pelo Detran. “Todo mês, durante oito dias, alguma rua fica com o tráfego prejudicado por causa dos testes práticos”, justificou o secretário municipal de Trânsito, Arli Schultz.

O projeto de construção do centro de treinamento e de teste de condutores é de responsabilidade do Detran. “Era uma proposta já antiga, que conseguimos acatar e a partir da construção desse centro, ganham as auto-escolas, ganham os instrutores e principalmente, os alunos que terão mais segurança e tranqüilidade na hora de fazer os testes”, afirmou o prefeito Zé Rover, que prontamente negociou com o Detran a viabilização do projeto.