Proprietária do IESA rebate declarações e critica gestão de ex-diretor

663

A sócia majoritária da Faculdade da Amazônia (FAMA/IESA), Rosangela Cipriano rebateu as declarações do ex-diretor da instituição, professor Afrânio Patrocínio de Andrade.

Na última semana, o professor Afrânio colocou seu cargo a disposição, alegando que Rosangela estava interferindo nas atividades da faculdade, apesar de estar proibida pela justiça de administrar a instituição.

Já Rosangela, disse numa coletiva, na última sexta-feira, 22 de junho, que não foi proibida de ir a Fama. “Eu tenho 90% das cotas, então me sinto dona desta instituição. A minha presença não incomoda ninguém e quem estiver incomodado, que saia. Como eu posso me afastar da minha casa”, destacou.

A sócia proprietária da Fama ainda ressaltou que o professor Afrânio deixou a desejar na sua gestão. “Ele poderia ter apaziguado a situação, ter dado mais abertura, mais dialogo, para o caso não ter chegado onde chegou”, enfatizou.

Sobre a proposta que o diretor recebeu para a venda da faculdade, Rosangela foi enfática, “Este patrimônio é do povo de Vilhena e eu não tenho coragem de arrancá-lo daqui”, disse.

Rosangela explicou que com a saída do diretor Afrânio, os professores da FAMA serão convidados a candidatura ao cargo, para posteriormente serem votados pelo conselho da instituição. “Vamos reerguer esta faculdade”, concluiu.

Veja a nota enviada ao Vilhena Notícias pelo Dr. Afrânio:

NOTA À IMPRENSA

A Direção Geral da FAMA – Faculdade da Amazônia, vem a público se manifestar à ordeira população vilhenense dentro da devida serenidade sobre os últimos acontecimentos envolvendo alunos, professores e a proprietária da Instituição, sra. Rosângela Cipriano.

Por determinação da Justiça do Trabalho, a sra. Rosângela foi afastada da Direção desta Instituição, exatamente porque gerou um passivo expressivo e não tem condições de continuar gerenciando-a. Para a Direção Geral, foi indicado o signatário desta, com o consentimento dos credores presentes à audiência através de seus respectivos advogados, decisão esta que foi devidamente orientada pelo Ilustre Procurador Federal do Trabalho; homologada pelo douto Juiz Federal do Trabalho e, posteriormente, pelo Conselho Superior Acadêmico da FAMA.

O Diretor Geral vinha encontrando a melhor alternativa para a solução do problema da instituição, problema este que prejudica os credores, os professores e inclusive os próprios alunos. Foi apresentada em determinada audiência uma proposta de se pagar todo o passivo da FAMA em troca de todo o patrimônio, proposta esta que a proprietária, sra. Rosângela, não aceitou.

Em contato com empresários, este Diretor Geral encontrou proposta de interessados com alta credibilidade no Estado com dinheiro suficiente para pagar todos os débitos da FAMA e ainda ressarcir a proprietária com valor de alta monta.

Em lugar de aceitar a proposta, a sra. Rosângela, durante as tratativas, descumprindo a ordem judicial que a afastou da Instituição, reuniu-se com os professores e alunos na ausência deste Diretor Geral e propôs a substituição deste por outra pessoa e, inclusive, o reinício das aulas mesmo sem atender aos critérios anteriormente estabelecidos e publicado em Nota à Imprensa.

Diante desta realidade, este Diretor Geral entende que a proprietária da Instituição não está levando suficientemente a sério o problema por ela mesmo gerado e muito menos a decisão dos credores, deixando de atender, inclusive, a vontade da Justiça, o que nos parece muito grave. Neste contexto, este Diretor Geral informou aos empresários interessados na compra que não intermediará mais a venda da Faculdade. Diante do clima de insegurança criado com a presença da proprietária na Faculdade, em desacordo com a vontade da Justiça, este Diretor Geral declina de todas as orientações que prestou, revoga a suspensão das aulas anunciada em Nota anterior e peticiona ao douto Juizo Federal do Trabalho desta comarca colocando o cargo à disposição dele e dos credores, diante da impossibilidade de continuar seus trabalhos sob a interferência da proprietária da Instituição.

Vilhena (RO), 22 de junho de 2012

Prof. Dr. Afranio Patrocínio de Andrade
Diretor Geral da FAMA