O programa de Residência Médica, em Vilhena, existe há mais de dois anos e a primeira especialista foi certificada pelo Governo Federal no início deste mês de julho.
A residência é uma modalidade de pós-graduação e integra ensino e serviço. De forma prática, os profissionais atuam em treinamento. Este é um dos programas que têm avançado em Vilhena.
De acordo com o coordenador da residência médica, Dr Jânio Marques, é satisfatório ver médicos que foram capacitados e certificados no município. “Eles são remunerados com um auxílio e prestam serviço enquanto estão no curso. O ensino aliado ao serviço é a melhor forma de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemorou.
A médica é Thalita Barros Ferreira de Carvalho e foi certificada em Medicina de Família e Comunidade que é a especialidade que cuida especificamente da prevenção e dá respostas às doenças do indivíduo, além de fazer análise clínica social do paciente. Dra Thalita iniciou a residência em março de 2015 e terminou em março deste ano.
A prefeita Rosani Donadon ressaltou a importância dos residentes na rede pública de Saúde. “Enquanto eles são formados e se qualificam, contribuem com o município sem custo, já que o Ministério da Saúde é quem paga a bolsa deles. Fico feliz quando sei que nós colocamos um bom profissional no mercado de trabalho”, salientou.
O secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Vasques, lembrou que o Ministério da Educação reconheceu a qualidade do programa de residência em Vilhena. “Isso significa que estamos no caminho certo, consolidando este programa e sendo base para demais residências que formarão especialistas e facilitarão a vinda de novos médicos especialistas para Vilhena. É qualificação da assistência à saúde da nossa população”, encerrou.
FONTE: Semcom