Com intuito de trabalhar e divulgar a importância da prevenção contra Infecções sexualmente transmissíveis o Centro de Referência Especializada a Saúde do Trabalhador-CEREST realizou nesta segunda-feira (04) uma palestra voltada aos trabalhadores do grupo JBS unidade de Vilhena.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o número de IST (infecção sexualmente transmissíveis) vem crescendo no município portanto, a secretaria acredita que palestras e ações voltadas a essa temática possa conscientizar a população a melhor se prevenir durante a relação sexual.
Na Ação foram abordadas variadas ISTs como HIV, Sífilis, Hepatite b, e Hepatite c, destacando formas segura de prevenção contra o contagio e o tratamento a cada uma das infecções. Além disso a equipe do CEREST, tratou também da importância da atualização dos cartões de vacina.
A palestra foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Centro e referência especializada à saúde do trabalhador (CEREST), a equipe foi coordenada pela enfermeira Luzia Grilo que é Pós-graduada em enfermagem do trabalho, e docente nas áreas tecnológicas e saúde.
A mesma já compôs a equipe do Cerest e por ser simpatizante com causa procura sempre acompanhar a equipe do Cerest em suas ações pois entende que “prevenir ainda é o melhor remédio” finalizou Grilo.
A Secretaria de Saúde reforçou que os exames e testes rápidos de diagnóstico em caso de infecção são gratuitos e são realizados na rede publica de saúde do Município.
Entenda o que são os CEREST:
Os CEREST’s são Centros de Referências Especializados em saúde do trabalhador integrado ao Sistema Único de Saúde-SUS suas principais finalidades estão voltadas à assistência e vigilância e saúde do trabalhador.
Entenda o que são as IST’s:
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, parto ou na amamentação.
Fonte: ASSESSORIA