Vacinação contra raiva é prorrogada por mais 10 dias em Vilhena; saiba como vacinar seu animalzinho

Mais de 13 mil animais foram vacinados no dia D, mas campanha continua

1434

A campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos em Vilhena continua por mais 10 dias na zona rural e urbana com vacinações em propriedades nas chácaras e em casos especiais de atendimento em casas na cidade. Apesar de o Dia D ter acontecido no último dia 29, a campanha prevista se estende por mais dias em outubro.

Realizada pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância em Saúde, a campanha começou há mais de 20 dias e já alcançou 13.355 animais, entre cães e gatos, na zona rural e urbana. A campanha continua por mais 10 dias com o objetivo de cobrir toda as propriedades rurais e também de atender aqueles que não puderam levar seus animais no dia de vacinação.

“Aqueles casos especiais de pessoas que não puderam levar seus animais nos pontos de vacinação no último dia 29 serão atendidos agora na Vigilância Sanitária. Excepcionalmente estaremos concedendo as vacinas para quem levar isopor com gelo, principalmente aqueles que têm vários cães ou gatos e não têm veículos adequados para transportá-los”, explica Teila Piassa, uma das organizadoras da campanha.

COBERTURA VACINAL – Dos mais de 13 mil animais vacinados até o momento, 11.325 são cães e 2.030 gatos. A maior parte dos animais vive na zona urbana, onde somam 9.900 cães e 1.642 gatos agora imunizados. Enquanto isso a zona rural tem 1.425 cães e 388 gatos que já foram vacinados. Para alcançar a meta de vacinação de 16 mil animais, visto que a população total aumentou, a Vigilância pede a colaboração de todos os moradores que tenham animais. Segundo a organização da campanha, é necessário esforço redobrado neste período para que os animais estejam protegidos, já que a raiva é uma doença letal que pode ser transmitida para humanos.