VILHENA: Comarcas do interior recebem visita técnica para implementação do correto gerenciamento de resíduos

Na primeira etapa foram visitados os municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Em seguida, Vilhena, Rolim de Moura e Alvorada d’Oeste.

308

Teve início neste mês de junho, período em que se comemora o dia mundial do meio ambiente ações por meio do Tribunal de Justiça de Rondônia a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages).

Com visitas aos municípios o Poder Judiciário ressalta seu compromisso com a sustentabilidade. Para tanto, mantém ações permanentes nas comarcas que reduzem o impacto do consumo. Na primeira etapa foram visitados os municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Em seguida, Vilhena, Rolim de Moura e Alvorada d’Oeste. Na terceira etapa, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Jaru.

Breves diagnósticos dos atuais cenários  das estruturas dos prédios de cada comarca foram feitos, além da sensibilização com as pessoas envolvidas no processo, servidores(as), magistrados(as) e colaboradores(as) do quadro auxiliar. Reunião com a administração dos fóruns e visita às cooperativas de catadores e órgão ambiental municipal em algumas comarcas, foram algumas das outras estratégias utilizadas.

O trabalho começou em Porto Velho e, gradativamente, se estendeu para as comarcas do interior com o objetivo de integrar cada vez mais os principais atores(a), colaboradores(as), magistrados(as) e servidores(as), criando meios para a consciência ambiental além do local de trabalho.

O Tribunal de Justiça de Rondônia busca, cada vez mais, alternativas para viabilizar a destinação adequada dos resíduos que gera e os assistentes de direção de cada unidade do TJRO são elementos fundamentais para otimizar as ações do gerenciamento de resíduos da instituição.