Divulgado nesta quarta-feira, 28 de junho, o Censo demográfico do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que deveria ter ocorrido em 2020, mas teve atraso tanto pela pandemia, quanto pelo corte do repasse federal em 2021. Os dados apresentado hoje, mostra um aumento populacional na cidade de Vilhena em relação ao último censo (completo) realizado no longínquo ano de 2010.
De acordo com os número, Vilhena tem hoje 95.832 habitantes, ocupando assim a quarta posição no estado em número de moradores, ficando atrás de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. A cidade está classificada como a 29ª colocação na região Norte e a de número 336ª colocação no país.
O número de 95.832 habitantes representa um aumento de 25,76% em comparação com o Censo de 2010.
Um prévia, que foi divulgada pelo IBGE no ano de 2021 chegou a apontar a cidade de Vilhena com mais de 104 mil habitantes (foto abaixo). Os números divulgados pelo IBGE servem de parâmetro para obrigações do Estado brasileiro, como repasses de dinheiro da União a municípios. Ou seja, esse índice determina qual será a participação de determinado município no fundo. Quanto menor a população, menor o coeficiente – e, portanto, menor o valor do repasse realizado pela União.
Todavia
Em 2023, não haverá mudança na distribuição, pois o Tribunal de contas já havia estabelecido que seriam aplicados os mesmos parâmetros de distribuição utilizados no ano passado devido a pandemia. Para 2024, no entanto, esses números ainda não foram definidos.