Através de levantamento feito pelo VILHENA NOTÍCIAS, constatou-se que os custos para um funeral são variados e podem chegar a R$ 10.000,00, em Vilhena. A cidade possui uma fábrica de urnas funerárias, contudo, apenas uma funerária no município adquire os caixões desta fábrica, as demais continuam importando de outros estados, o que torna o funeral mais caro.
A iniciativa de montar a Urnas Vilhena partiu do empresário Cícero Batista de Araujo, visto que seria o único no ramo em toda a região do Conesul.
Apesar de encontrar dificuldades na cidade sede, a fábrica já exporta para todo o estado de Rondônia e também para os estados do Mato Grosso e Acre. Cícero acredita que com o tempo as funerárias de Vilhena passarão a adquirir as urnas da empresa: “Algumas funerárias tem estoque ainda e, portanto, não compram conosco. À medida que o estoque for acabando creio que vão comprar da gente”, justificou.
O gerente da funerária que já adquire as peças da Urnas Vilhena informou que a partir da iniciativa os valores foram reduzidos em torno de 20 %, economia do processo de importação. Ele explicou, entretanto, que o trabalho de uma funerária é bastante complexo e por este motivo os funerais devem continuar, na maior parte das vezes, com preço elevado.
“Tem o transporte dos cadáveres, remoção dos corpos do local onde estão; o embalsamento (que envolve médico), a construções do túmulo no cemitério, além de várias outras coisas”, esclareceu. Ele acrescentou ainda o fato de muitas vezes ter de transportar o cadáver por grandes distâncias, fazendo aumentar os custos do enterro.