Campanha na TV e redes sociais desafia pescadores a proteger o Rio Guaporé

390

A campanha #SomosTodosGuaporé é lançada pela primeira vez no mês de março, em 2019. A ação, realizada pela Sicoob Credisul, aconteceu nos últimos dois anos, em novembro, paralelamente ao mutirão de coleta de lixo anual nas margens do rio em Cabixi (RO) e Pimenteiras do Oeste (RO), data em que se encerra a temporada de pesca. Este ano, para intensificar a conscientização da população ribeirinha, pescadores e turistas sobre a preservação do rio, a campanha foi lançada no mês de encerramento do período de defeso e início da pesca.

Segundo a jornalista Adevania Silveira, coordenadora de marketing da Sicoob Credisul, a antecipação da campanha visa contribuir para redução do lixo abandonado em diversos acampamentos de pesca. Assim, espera-se que a quantidade de resíduos recolhida todos os anos no rio pelo mutirão de voluntários liderado pelo ambientalista José Ribeiro, morador de Cabixi (RO), seja cada vez menor.

“Neste mutirão são retiradas cerca de 5 toneladas de lixo todos os anos. Mas precisamos fazer mais. Em primeiro lugar, lembrar aos turistas que eles precisam trazer de volta o lixo dos acampamentos. E para isso precisamos nos unir, criar uma força única que possa trabalhar em prol desta causa tão nobre. Transformações só acontecem quando as pessoas se unem em um mesmo ideal”, afirma.

#desafiodolixo

Publicidade

Uma das ações da campanha este ano é o #desafiodolixo ou #trashtag #trashtagchallenge que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. O intuito do desafio é incentivar as pessoas a limpar espaços públicos e depois publicar uma foto do antes e depois do lugar com as hashtags.

A ideia é fazer com que visitantes do Rio Guaporé traga seu lixo de volta e colete também o que encontrar pelo caminho, e ainda divulgue em suas redes sociais desafiando seus amigos a fazerem o mesmo.

O vídeo do desafio mostra a quantidade de lixo que é recolhido nas margens do rio. As TVs Allamanda e Meridional em Vilhena (RO), parceiras da campanha, estão veiculando o vídeo durante a programação. Além disso, está disponível na página da Sicoob Credisul no Facebook para compartilhamento.

Link do vídeo na fanpage: https://www.facebook.com/sicoobcredisul/videos/649575675474607/

Concurso de Fotografia

Outra ação lançada é o concurso de fotografia #SomosTodosGuaporé, aberto para profissionais e amadores. O objetivo é despertar, através dos registros das belezas naturais e outros atrativos do Vale do Guaporé, a importância da sua valorização e preservação.

As inscrições estão abertas e se encerram no dia 20 de abril de 2019. Serão selecionadas 25 fotos para compor a exposição “Somos Todos Guaporé” que será realizada no Espaço Cultural Marechal Rondon, do CTC Sicoob Credisul, nos meses de julho a agosto de 2019, durante a realização do 3° Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena. Os três primeiros lugares ainda vão receber uma premiação.

Saiba como participar em www.sicoobsabor.com.br .

A campanha #SomosTodosGuaporé

Há 10 anos, um grupo de voluntários liderado pelo educador ambiental José Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Ambientalista, tem retirado do Rio Guaporé e seus afluentes, no município de Cabixi (RO), várias toneladas de lixo todos os anos.

A Sicoob Credisul adotou a iniciativa em 2017, lançando a campanha #SomosTodosGuapore para dar visibilidade à ação. Em 2018, graças a iniciativa da cooperativa em parceria com o município de Pimenteiras do Oeste (RO), a limpeza se estendeu até a cidade, também banhada pelo rio que atrai centenas de turistas todos os anos para a prática da pesca.

Comentários