Acusados de tentar matar PRF’s são inocentados após 13h de júri, em RO

Julgamento aconteceu no plenário do TRE em Porto Velho. Crime foi em 2013.

1697
Julgamento aconteceu no TRE em Porto Velho — Foto: Matheus Gama/CBN Amazônia

Os quatro acusados de tentar matar policiais rodoviários a tiros, na BR-364, foram inocentados pelo Tribunal do Júri em Porto Velho. O julgamento aconteceu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e terminou na noite de terça-feira (24), durando 13h.

Além de tentativa de homicídio, Francisco das Chagas Rodrigues dos Santos, Francisco Renan de Souza, Max Leandro do Nascimento e João Maicon Macedo Fonseca foram acusados de porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.

Durante o julgamento, o Ministério Público, responsáveis pela acusação, e os advogados dos quatro réus pediram a absolvição dos envolvidos pelo crime de tentativa de homicídio, e que os quatro fossem julgados apenas por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

A recomendação de ambas as partes foi feita aos jurados, pois acusação e defesa entenderam que não havia provas conclusivas de que algum dos quatro envolvidos atentou contra os agentes.

O julgamento começou antes de 9h da manhã, na terça-feira, com um júri formado por quatro mulheres e três homens.

O júri terminou às 22h, quando o juiz Nelson Lio deu o resultado final, em que todos os acusados foram absolvidos das acusações.

Suposto ataque aos agentes

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), durante uma abordagem policial de rotina, em 2013, os réus teriam atirado contra agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na ocasião, os PRF’s reagiram e um quinto suspeitos foi atingido no confronto, onde foi a óbito. A defesa dos réus foi feita pela Defensoria Pública da União (DPU) e por advogados particulares.

Fonte: G1/Rondônia