Apenado que tentou suicídio em cela e conseguiu fugir é encontrado em chácara da família, em Vilhena

5787

Foi localizado e preso na tarde desta segunda-feira (15) Marcos Roberto Jansen de Brito, 44 anos. Ele era considerado foragido da Justiça e estava em uma propriedade rural da família, que fica no setor de chácaras de Vilhena.

Com condenação na esfera criminal na Justiça de Rondônia, Brito, era detento do regime fechado e cumpria pena no presídio de segurança máxima Cone Sul. No início do mês, ele foi transferido para Porto Velho, para fazer um procedimento cirúrgico, mas conseguiu driblar a segurança da unidade e fugir do hospital. Com a notícia de fuga, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena expediu um mandado de prisão contra ele. A localização e captura do fugitivo foi um trabalho de agentes do setor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Estado e do 3º Batalhão da PM.

Ainda quando estava no Centro de Ressocialização Cone Sul, ele provocou um corte no pescoço para tentar suicídio, segundo alegou familiares do apenado. À época, um irmão dele procurou a imprensa e disse que o consanguíneo possui três tumores no intestino e é soropositivo. Ele declarou ainda que o irmão está pagando por um crime que não cometeu. Brito foi acusado e condenado por ter invadido uma chácara para furtar. O irmão garante que ele não cometeu o crime. O Tribunal de Justiça (TJ-RO) de Rondônia informa que ele já foi condenado por outros crimes.

Conforme registros na Polícia Civil, o apenado já havia tentado suicídio anteriormente. Em 2017 ele usou uma faca de cozinha, após uma discussão com uma irmã, para tentar se matar.

Matéria atualizada às 14h26min desta terça-feira.