5645

Detento é achado morto em presídio após tentativa de fuga

Agentes encontraram preso caído no chão após evitar a fuga de outros quatro detentos, segundo a polícia. Sejus não informou a causa da morte do apenado.

Detentos tentam fugir do presídio Urso Panda, em Porto Velho — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Um detendo de 24 anos, identificado como Darley Ferreira, morreu durante uma tentativa de fuga em um presídio de Porto Velho, na noite de quarta-feira (11). O caso ocorreu na Unidade Prisional Edvan Mariano Rosendo, conhecida como Urso Panda, na Estrada da Penal.

De acordo com o registro feito na Polícia Civil, uma agente penitenciária notou uma movimentação estranha em uma cela da unidade e avisou o chefe da segurança.

Ao verificar a situação, eles descobriram que havia apenados fugindo, já fora do alambrado do presídio. Os agentes então conseguiram conter a situação e identificar cinco presos fora da cela.

Um deles, Darley Ferreira, estava caído no chão e segundo relatado à polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi chamado e constatou que o jovem estava morto.

Publicidade

Ainda segundo o registro policial, a segurança da unidade não soube informar a causa da morte do preso.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), questionando as circunstâncias da morte do apenado, mas ainda não obteve resposta.

Histórico

Conforme o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Darley tinha uma condenação por furto, transitada em julgado em 2018. Neste ano, ele foi preso por um roubo na Zona Rural de Porto Velho.

Segundo a denúncia do MP, o jovem e mais dois comparsas roubaram um carro, uma TV, celular e dinheiro de um homem, usando uma arma de fogo. Pelo crime, ele foi condenado a seis anos e oito meses de prisão. O juiz Franklin Vieira dos Santos não permitiu que ele recorresse em liberdade.

A Defensoria Pública entrou com recurso no TJ-RO, mas o caso ainda não havia sido apreciado pelo tribunal.

Fonte: G1/Rondônia

Comentários