Por
Aline Rayane
A 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo, que antes funcionava no Setor 8, foi reinaugurada no dia 31 de julho, no Setor 19, em Vilhena. Na nova base, construída pelos próprios policiais, a intensão é instalar a filosofia de Policiamento Comunitário inspirado no Koban, modelo de posto japonês.
“A Polícia Comunitária é envolvida com o cidadão. É a visita do policial em estabelecimentos, a visita do cidadão no posto, não só para registrar ocorrências, mas para conversar e dizer os problemas do bairro, para a polícia poder interceder em algum assunto, isso é a polícia comunitária”, explica o Sub Comandante, Tenente Andrade.
A construção da base teve ajuda de toda comunidade. O terreno foi disponibilizado pela prefeitura, os materiais doados pelo comércio e associações, e a mão de obra usada foi a dos próprios policiais, que colocaram a mão na massa para levantar o prédio.
Durante este processo de construção, os Tenentes Aquino, Abilho e o Sargento Jacinto foram peças fundamentais. “A construção teve três responsáveis, o Tenente Aquino foi o idealizador juntamente com o presidente do bairro, Edson Lima, que conseguiram o terreno da prefeitura e fizeram o projeto. Logo após o Tenente Abilho assumiu a construção, por falta de recursos a obra ficou um tempo parada e quando vim para cá o comando me deu a missão de concluir a base”, explicou o Sargento Jacinto.
De acordo com o Sargento Jacinto, a comunidade os receberam com muito entusiasmo. “A região possui muitas ocorrências de roubo, com a chegada da polícia a comunidade tem se sentido mais segura”, disse.
Comandada pelo Capitão Estrela, a base também funciona como a central de comando do policiamento externo, com as radiopatrulhas nas ruas da cidade.
Na antiga base, no Setor 8, irá funcionar agora o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e trabalhará com o patrulhamento escolar. “O pessoal de lá questionou a nossa saída, pois se sentiram desprotegidos, mas agora lá irá funcionar com uma outra modalidade de policiamento, com a finalidade de atender a comunidade escolar. Então o cidadão pode continuar tranquilo porque vamos continuar atendendo a região”, explicou o Tenente Andrade.
FONTE: Vilhena Notícias