Na manhã de hoje, por vota das 12h30, presos foram transferidos da Casa de Detenção de Vilhena, dando fim a rebelião que começou na tarde de ontem.
Durante toda a manhã, familiares e órgãos de imprensa estiveram acompanhando as providências da Secretária de Estado de Justiça (SEJUS), de Porto Velho e de autoridades locais para encerrar a rebelião dos presos do presídio de Vilhena.
Um ônibus da empresa Eucatur esteve na Rua Jamari, que ainda estava interditada pela Polícia Militar. Depois de horas estacionado frente à instituição, policiais reforçaram a segurança, para impedir que alguma pessoa invadisse a área.
Porém, no momento da transferência, policias e agentes penintenciários colocaram um tapume de compensado na entrada do ônibus, impedindo a visão das pessoas presentes.
A princípio, informações extra-oficiais, afirmavam que mais de 100 presos seriam enviados para presídios de Mossoró no Rio Grande do Norte (Penitenciária Federal de Segurança Máxima), Porto Velho (Urso Panda e Urso Branco) e para Rio Branco no Acre. Mas, agora está sendo cogitada pelos familiares, a possibilidade dos detentos serem encaminhados para instituições somente de Rondônia.
Contudo, até o momento a direção da Casa de Detenção não confirmou número, nomes, nem o destino dos presos transferidos.
Fotos: Eliete Marques/ Michael Vargas