Cadastramento biométrico eleitoral começa nesta terça-feira, 4, em Vilhena

Município possui 63 mil eleitores. O processo é obrigatório e com prazo até 31 de outubro.

64

A Justiça Eleitoral de Vilhena iniciará na próxima terça-feira, 4 de julho, a revisão do eleitorado da cidade com a coleta de dados biométricos. Vilhena possuí 63 mil eleitores, a revisão é obrigatória para todos. O prazo para o cadastramento será até o dia 31 de outubro, quem não comparecer durante o período terá o título eleitoral cancelado.

O cadastramento acontecerá na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro de Vilhena. O horário de atendimento será das 8h às 17h, de segunda à sexta, sem atendimento aos finais de semana e feriados. Será necessário apresentar um documento de identidade original como RG, certidão de nascimento ou certidão de casamento e um comprovante de residência.

“Se o título for cancelado o eleitor fica impedido de votar e acaba deixando na mão de outras pessoas as escolhas que vão reger o nosso município, estado e o nosso país nos próximos anos. Além de não poder prestar concurso público, tirar passaporte, realizar matrícula em universidade e regularizar o CPF se algum dia for preciso”, explicou a chefe de cartório Fabíola Canuto.

O sistema de cadastramento biométrico funcionará online com o sistema do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Brasília, através da internet.

Fabíola alerta que, por conta da limitação de internet no município, o cadastramento será mais demorado e pede que os vilhenenses não deixem para realizar o cadastramento na última hora. “A nossa expectativa é não deixar os eleitores para outubro, o cadastramento não é como o antigo, será mais demorado, se o eleitor deixar para a última hora não vamos ter a capacidade de atende-lo e a pessoa poderá ter o título cancelado”, afirmou.

O cadastramento biométrico evitará fraudes nas eleições, o eleitor não precisará mais apresentar o título, a identificação será biométrica, ou seja, nenhuma outra pessoa conseguirá votar por ele.

Revisão do eleitorado

Além disso, o cadastramento biométrico revisará o eleitorado do município. Pessoas que possuem o título eleitoral de Vilhena, mas não residem mais na cidade, não conseguirão fazer o cadastramento, pois o comprovante de residência terá que ser da cidade de Vilhena. Com isso, as abstenções nas eleições diminuirão.

“Muitas das abstenções que temos nas eleições em Vilhena são de pessoas que tem o título na cidade, mas não moram mais no município, por isso não votam, ó justificam. Então a revisão biométrica também servirá para diminuir as abstenções”, salientou Fabíola Canuto.

Na região do Cone Sul de Rondônia, os municípios de Colorado e Cabixi já realizaram o cadastramento biométrico. Até as eleições do ano que vem, 90% das cidades de Rondônia deverão ter realizado o processo.

Cadastramento biométrico eleitoral começa nesta terça-feira, 4, em Vilhena

Chefe de cartório, Faiola Canuto pede para que os eleitores não deixem para realizar o cadastramento biométrica na última hora

O cadastramento acontecerá na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro de Vilhena.

 

FONTE: Vilhena Notícias