“Com contas reprovadas Rover foi leviano ao acusar gestão anterior”, diz Junior Donadon

5352

O vereador Junior Donadon (PMDB) está possesso. Ele afirma que José Rover (PP) foi muito leviano e covarde ao afirmar, via assessoria de imprensa, que suas contas de 2012 não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE), pois o município tem muitas dívidas, feitas pela gestão anterior de Marlon Donadon.

De acordo com Junior Donadon, quando seu irmão Marlon, passou a prefeitura para a atual gestão em 2009, houve um processo de transição, ao qual a atual administração soube de todas as contas da gestão de Marlon, tirou todas as duvidas e assinou um parecer aceitando as contas sem ressalvas.

“É covardia querer colocar a culpa na gestão anterior, sendo que a mesma entregou a prefeitura de Vilhena com dinheiro em caixa. Eu participei da comissão de transição, a gestão de Marlon não tinha parcelamentos como a atual tem. E se algum dívida ficou para trás, foi aceita sem ressalvas pela atual administração. E isso não tem como justificar a reprovação de contas”, disse Donadon.

O TCE/RO reprovou as contas da gestão de José Rover no ano de 2012, sob quatro importantes itens (Educação, Aumento no número de portariados, Aumento da dívida com o INSS e Aumento da dívida com o IPMV), que podem causar até a cassação de Rover por improbidade, segundo o vereador.

“Por lei a prefeitura tem que investir 25% do que fatura em educação, em 5 anos, Rover não construiu uma escola, isso já mostra que o investimento certo não aconteceu. No ano de eleição, que foi 2012, Rover aumentou a folha de pagamento com diversos cargos que superaram a média dos últimos três anos. E o pior, descontou dinheiro dos salários dos efetivos e portariados para pagar o IPMV e o INSS, mas não fez os depósitos aos institutos. Isso é crime e o TCE não engoliu”, revelou Donadon.

Acusação infundada acendeu a faísca da celeuma entre Junior e Rover

Junior disse que não queria dar opinião sobre a reprovação das contas do prefeito, mas quando mesmo justificou que o problema estaria na gestão de seu irmão, não teve dúvidas em contra atacar e agora irá fundo no problema.

“Rover tem todo o direito de se defender juridicamente da reprovação junto ao TCE, mas agora com o documento do TCE comprovando o aumento de cargos no ano de eleição, ao qual ele foi reeleito, a justiça eleitoral poderá ser acionada para julgar esse mérito. Com certeza, além do TCE, o prefeito deverá enfrentar problemas na esfera eleitoral e criminal”, disse o vereador.

Ainda de acordo com Junior Donadon, quando um município não tem suas contas pagas juntos ao INSS ou a Previdência Municipal, esse não consegue tirar certidões, que são necessárias para que o município receba verbas federais e estaduais.

“Rover parcela tudo o que pode para manter essas certidões negativas. Ao parcelar a dívida e pagar a primeira parcela, a certidão volta a poder ser utilizada para receber recursos. Mas ao mesmo tempo ele tira do salário dos servidores e não paga a dívida. Para onde vai o que é descontado dos salários”, argumentou Donadon.


Nome de escolas

Semana passada outra celeuma envolveu os clãs Rover e Donadon. O Ministério Público através do promotor Paulo Lermen conseguiu na justiça que o nome Donadon fosse retirado das escolas municipais, pois as mesmas não tinha respaldo legislativo, ou seja, a nomeação não tinha sido aprovada pela Câmara.

Alguns dias depois a Câmara recebeu recomendação para não votar qualquer nomeação, sob pena de acusação de improbidade por parte do MP. Toda confusão tem um cheiro político, já que o promotor Paulo Lermen, é conhecido nos bastidores jurídicos e políticos, como um “grande amigo” da atual administração.

Com atuações brandas contra a atual administração e uma caneta pesada contra os gestores do clã Donadon.

A celeuma parece que irá causar grandes transtornos políticos na cidade nos próximos dias.