Mariana Carvalho lidera reunião no Ministério da Saúde para garantir recursos a Porto Velho e Vilhena

244

A deputada Mariana Carvalho viabilizou reunião nesta terça-feira (7), em Brasília, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o governador de Rondônia Marcos Rocha; parte da bancada federal; e os secretários de saúde do estado, Fernando Máximo; e do município de Vilhena, Afonso Emerick Dutra. Em pauta, recursos para o hospital João Paulo II, em Porto Velho, e para a UTI neonatal em Vilhena.

Nos últimos dias, em agenda nas duas cidades, Mariana havia se comprometido em buscar junto ao governo federal a liberação de recursos para as unidades. É de responsabilidade da deputada uma emenda no valor de R$ 11,5 milhões para o pronto socorro do João Paulo.

A deputada e o secretário de estado da Saúde ressaltaram que o recurso é fundamental para prestar o atendimento aos pacientes do hospital até que o projeto de construção do Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (HEURO), anunciada pelo governador, se concretize. O valor será usado para compra de novos equipamentos e obras emergenciais no João Paulo.

“Nos incomoda muito a situação do atendimento no João Paulo. Vamos fazer a análise para abertura do sistema para liberação do recurso que vai possibilitar a reforma até que o novo hospital seja feito por meio desse trabalho conjunto do governo do estado e da bancada juntamente conosco”, afirmou o ministro. Mandetta também garantiu a abertura do cadastro do novo hospital da capital. Com isso, os projetos e encaminhamentos para a unidade poderão ter início.

“Agradecemos a sensibilidade do ministro com as nossas demandas. A saúde é uma prioridade e precisamos urgentemente resolver essa situação do João Paulo II, assim como da UTI neonatal em Vilhena”, destacou Mariana Carvalho.

Em relação à unidade neonatal que vai atender a região do Cone Sul, o ministro também garantiu o início da análise para implantação da UTI.

O governador Marcos Rocha reconheceu os problemas da saúde no estado, mas ressaltou que a união de forças entre os parlamentares e o Executivo vai viabilizar a solução das demandas atuais.

As deputadas Silvia Cristina e Jaqueline Cassol participaram da reunião e reforçaram a importância da liberação dos recursos.