Samir Ali reage a aumento na tarifa de água e consegue adesão para alterar lei que dá carta branca ao SAAE

Vinte anos depois, vereadores da atual legislatura se unem para trazer legislação do SAAE para mais perto do povo.

75

O vereador Samir Ali (PSDB) buscou na casa de leis que seus pares assinassem o projeto de lei nº 5049/2017 que altera a lei 832/1997, em seu artigo 17, que dá poderes ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para aumentar a taxa de água de Vilhena, sem que o projeto passe pela Câmara de Vereadores.

Samir ficou insatisfeito e perplexo com o aumento da taxa que deve subir 40% no próximo mês. “Acredito que um aumento de 40% seja muito grande para a atual situação econômica da cidade. E algo, que vai mexer tanto assim com a população, deveria passar pela apreciação e aprovação dos vereadores de Vilhena. Como a lei prevê que o SAAE tem essa carta branca, vamos alterá-la para que da próxima vez, os vereadores sejam consultados e se evite um aumento abusivo como este”, argumentou o vereador.

O vereador conseguiu a assinatura do presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB) e dos vereadores Rafael Maziero (PSDB), Célio Batista (PR), França Silva (PV), Ronildo Macedo (PV), Carlos Suchi (PTN), Rogério Golfetto e Leninha do Povo (PTB).

O projeto de lei entra em pauta na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março, às 19h30. “Talvez não consigamos reduzir esse aumento de uma forma legislativa, mas vamos impedir que a população venha sofrer mais um duro golpe no futuro. O aumento poderia ser gradual, ano a ano, para dar tempo da cidade se reerguer da crise”, salientou Samir Ali.

Os vereadores que assinaram o projeto de lei garantem que não visam publicidade, tampouco embate com o Poder Executivo, apenas querem que a legislação do SAAE fique mais perto do povo, ou seja, que quando houver necessidade de mudanças, que as mesmas sejam debatidas pelos representantes eleitos pelo povo.

ÍNTEGRA DA LEI 832/97

 

FONTE: DECOM – Câmara de Vilhena