Uso político das queimadas na Amazônia prejudica a economia do país, diz Gurgacz

212
Por Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) alertou, nesta sexta-feira (30), em Plenário, sobre o risco para a economia do país, ao se fazer uso político e internacional de um fenômeno natural que ocorre anualmente nos períodos de seca em todos os biomas brasileiros.

Para ele, declarações equivocadas do governo federal e de alguns gestores contribuíram para uma crise diplomática sem precedentes, que poderia ter sido evitada. Gurgacz acredita que o mal-estar diplomático já provoca muitos prejuízos para a economia ao afetar em especial o agronegócio brasileiro, que é competitivo e é o sustentáculo da balança comercial, sendo, portanto, essencial gerador de divisas.

— Não podemos brincar com coisa séria. Temos uma grande riqueza ambiental para proteger e um potencial enorme para duplicar a nossa produção agrícola de forma sustentável, sem derrubar uma só árvore. Ou seja, a competitividade do agronegócio brasileiro incomoda alguns países, e a nossa riqueza ambiental e mineral também é motivo de cobiça internacional […] nessa semana, várias empresas deixaram de comprar o couro, produzido e industrializado no Brasil. Segundo informações, outras empresas, nesta noite, anunciaram embargos aos produtos brasileiros — advertiu.