VILHENA: Vereadores votam hoje cassação de Junior, Carmonizo e Graebin a partir das 13h00

A expectativa é que o julgamento dure cerca de 08 horas

72

Tem início às 13h00 desta quinta-feira, 1º de junho, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena, a sessão extraordinária para o julgamento de Angelo Mariano Donadon Junior (PSD), Carmozino Alves Moreira (PSDC) e Vanderlei Amauri Graebin (PSC). A Casa de Leis apresentará o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que há mais de 90 dias investiga os parlamentares por suposta quebra de decorro.

Após a leitura do parecer da CPI e das falas de acusação e de defesa dos três vereadores, os 10 vereadores irão votar se são a favor ou contra o relatório, e se são a favor ou contra a cassação do mandato dos três investigados.

O processo relativo à investigação tem mais de 3 mil páginas contendo documentação sobre a postura dos três vereadores em relação às denúncias sobre o uso de seus cargos para benefício próprio, no caso de aprovação de loteamentos em Vilhena em 2015 e 2016.

A expectativa é que o julgamento dure cerca de 08 horas. A sessão é aberta ao público.

CARTA RENÚNCIA

O vereador Junior Donadon protocolou no último dia 25 de maio, à presidência da Casa sua renúncia, no entanto a carta de renúncia foi suspensa.

Segundo o relator da CPI, o vereador Rafael Maziero (PSDB), a constituição federal prevê que em caso de CPI o parlamentar pode fazer o pedido de renúncia no início dos trabalhos e não em sua conclusão. “Por isso, a renúncia de Junior Donadon fica suspensa até o final da CPI e seu julgamento. Caso ele for inocentado, a carta passa a ser aceita”, disse Maziero.

A CPI é presidida pelo vereador Carlos Suchi (PTN) e tem ainda como membro o vereador Ronildo Macedo (PV). A sessão extraordinária desta quinta-feira é aberta à população em geral.

 

 

FONTE: Com informações da Câmara Municipal