
A Prefeitura de Porto Velho segue monitorando o nível do rio Madeira, que chegou à marca de 16,60 metros, e fornecendo apoio às famílias atingidas pelas águas. O trabalho segue com ajuda com cestas básicas, água potável, kits de higiene pessoal e hipoclorito de sódio, essencial para a purificação das fontes em locais onde a água para consumo foi comprometida.
Além disso, as ações acontecem também por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que intensificou o trabalho com apoio logístico e doação de ração para cães e gatos afetados pela enchente em especial nos distritos de São Carlos e Nazaré.
Ao todo, foi fornecida uma tonelada de ração para essas localidades afetadas. “Vale destacar que essas doações foram realizadas pelos ativistas da causa animal Protetores Voluntários Pvh, e em parceria com a Prefeitura de Porto Velho sistematizamos o atendimento, que arrecadou através de muitas ajudas essa quantidade”, explicou o secretário da Sema, Vinícius Miguel.
De acordo o titular da pasta, esse é um delicado momento para as famílias e, por isso, é preciso também pensar no apoio aos animais. “A Prefeitura de Porto Velho não tem medido esforços para ajudar quem precisa nesse momento, sejam as pessoas ou animais. Esse trabalho que os Protetores Voluntários fazem é essencial para esses cães e gatos que estão isolados nessas localidades”, declarou.
Ainda segundo Vinícius Miguel, além da distribuição de ração, médicos veterinários ajudaram voluntariamente com vacinas. As equipes seguem no monitoramento de toda região atingida e outras localidades também devem receber apoios de acordo com o nível do rio.
Texto: André Oliveira
Foto: Protetores Voluntários Pvh
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)