Blitz informativa esclarece dúvidas sobre radares instalados na capital

16

Agentes de trânsito sanaram questionamentos dos motoristas

Na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Porto Velho, cumprindo determinação do prefeito Léo Moraes, deu início a uma série de blitzes informativas para sanar as dúvidas da população em relação aos radares instalados em vários pontos da cidade e que serão ativados nos próximos dias.

Primeira blitz informativa aconteceu próximo ao radar do cruzamento das avenidas Mamoré com Amazonas

A primeira blitz informativa aconteceu próximo ao radar do cruzamento das avenidas Mamoré com Amazonas, na zona Leste da cidade, e contou com a participação de agentes de trânsito, que estavam sob a coordenação de Iremar Lima, secretário da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

De acordo com Iremar, especializado em engenharia de trânsito, esse trabalho contempla o plano de ação integrada da Prefeitura de Porto Velho, que visa esclarecer as ações do Executivo Municipal à sociedade porto-velhense de maneira transparente e justa.

“Estamos sanando as dúvidas da comunidade em relação aos radares, que estão sendo implantados para garantir a segurança e o bem-estar de toda a população. Apenas após promovermos um amplo trabalho informativo é que seguiremos para o processo final de efetivação dos radares”, garantiu Iremar Lima.

As blitzes educativas sobre os radares seguem até o próximo mês de março

Para Eunice de Oliveira, uma das motoristas que passaram pela blitz informativa, esse foi o momento necessário para que ela entendesse como os radares funcionarão, o que fará com que ela não seja multada de surpresa após a ativação desses equipamentos.

“Essa ação é muito importante, hoje eu consegui esclarecer muitas coisas que eu ainda não havia compreendido sobre como irão funcionar esses radares. A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns por essa preocupação em manter a população informada”, comentou Eunice.

De acordo com Elaine Nunes, gerente de Fiscalização no Trânsito da Semtran, esses radares servem como uma medida complementar para frear o desrespeito de alguns motoristas às normas de trânsito, que acabam colocando em risco a vida de outras pessoas.

“O radar é um complemento das medidas de segurança no trânsito, mas, além disso, existe uma série de ações da Semtran que visam a educação no trânsito, que é um fator primordial na preservação de vidas”, garantiu.

Existe uma série de ações da Semtran que visam a educação no trânsito

As blitzes educativas sobre os radares seguem até o próximo mês de março.

JUSTIÇA SOCIAL

Como forma de promover uma justiça social, no final de janeiro, o Decreto nº 20.762 oficializou a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determinou o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. Todos os radares passaram por aferição.

Além disso, o prefeito Léo Moraes também anulou mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde 26 de dezembro do ano passado e determinou o ajuste no limite máximo de 50 e 60 quilômetros por hora nas vias monitoradas. Antes, o limite era 30 e 40 quilômetros por hora, o que causava transtornos para a população e dificultava o fluxo do trânsito.

CRUZAMENTOS QUE SERÃO MONITORADAS PELOS RADARES:

  • Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida José Vieira Caúla;
  • Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Imigrante;
  • Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama;
  • Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Rio de Janeiro;
  • Avenida Pinheiro Machado com avenida Presidente Dutra;
  • Avenida Mamoré com avenida Rio de Janeiro;
  • Avenida Guaporé com avenida Amazonas;
  • Avenida Campos Sales com avenida Jatuarana;
  • Avenida Amazonas com avenida Mamoré;
  • Avenida Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires;
  • Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Raimundo Cantuária;
  • Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Amazonas;
  • Avenida Duque de Caxias com avenida Marechal Deodoro;
  • Avenida. Abunã com avenida Brasília;
  • Avenida Sete de Setembro com rua Rafael Vaz e Silva.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)