Prefeitura entrega obra de preservação e manutenção do relógio do Prédio do Relógio

12

Sede atual do Executivo Municipal, relógio voltou a funcionar oficialmente na noite da quinta-feira (19)

Com o sentimento de dever cumprido, o prefeito Hildon Chaves, em ato solene, entregou mais uma obra importante de seu mandato: a preservação e manutenção do relógio instalado no topo do prédio, sede da atual Prefeitura de Porto Velho. A partir da noite de quinta-feira (19), o relógio voltou a funcionar, conservando seu formato tradicional, uma forma de trazer de volta a cada morador da cidade o sentimento de pertencimento e de orgulho por fazer parte da história do município de Porto Velho.

O projeto idealizado por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG) foi executado pela empresa contratada Breatek/Sinos e Relógios do Brasil, de Porto Alegre, pelo Contrato nº 049/PGM/2024, oriundo do Processo nº 00600-00041510-2023-63, e teve por missão a reativação das quatro faces do relógio.

A obra para reativação do relógio é uma forma de preservar a memória do município, relembrando o período em que o imóvel era sede da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), época em que os relógios da população eram acertados de acordo com o da torre, tornando o edifício conhecido popularmente como “Prédio do Relógio”.

Cerimônia contou com a entrega da placa referente à conclusão da obra

Como resgate do marco histórico de Porto Velho, o prédio passou a ser a sede da Prefeitura em junho de 2019.

Às 19h30 o prédio se encheu de cores e Porto Velho teve as horas do tempo marcadas por um capítulo importante de sua história: os ponteiros do relógio passam a marcar além das horas, o encerramento de um capítulo de muitos desafios, mas de muitos avanços, de uma gestão comprometida com o progresso e com o resgate de nossa história, dos “destemidos pioneiros de Rondônia”.

“Dessa maneira nós estamos resgatando o pertencimento dos cidadãos da nossa cidade e também resgatando uma parte muito importante da nossa cultura e da nossa história. É mais uma entrega para todos nós, porto-velhenses e rondonienses, já que Porto Velho é a capital de todos os rondonienses”, disse com orgulho, Hildon Chaves.

A solenidade, que contou com a participação da superintendente substituta do Iphan, Mônica Castro de Oliveira, encerrou com a entrega da placa de conclusão da obra realizada.

NOVIDADE

A cada mês, o relógio mudará de cor, conforme campanha de saúde preestabelecida

Além da aquisição de maquinário para fazer o relógio funcionar, o relógio passa a ter uma novidade a mais que embeleza a cidade de Porto Velho: uma iluminação em LED com cores diferentes para cada mês do ano, a ideia é chamar a atenção para prevenir e conscientizar assuntos de cuidados com a saúde da mente e do corpo. As cores são elementos de fácil associação e fixação à memória. Elas são aspectos de facilitação da comunicação, e por isso são utilizadas nestas campanhas ligadas aos meses do ano.

São elas:

Janeiro Branco: Saúde Mental;
Fevereiro Laranja: Conscientização da Leucemia;
Março Azul Escuro: Prevenção ao câncer colorretal;
Abril Azul Claro (Ciano): Conscientização sobre o Autismo;
Maio Amarelo: Prevenção aos acidentes de trânsito;
Junho Vermelho: Conscientização da doação de sangue;
Julho Amarelo: Conscientização sobre o câncer ósseo e também hepatites virais;
Agosto Verde: Prevenção e Combate ao Linfoma;
Setembro Vermelho: Conscientização sobre a saúde do coração;
Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama;
Novembro Azul escuro: Prevenção e combate ao câncer de próstata;
Dezembro Laranja: Combate ao câncer de pele.

OBRA

Hildon Chaves e autoridades presentes no descerramento da placa

Responsável pela obra de revitalização, Marco Kaiser, engenheiro mecatrônico da Breatek, explicou que a ideia primordial foi manter ao máximo o formato original do tradicional prédio, inaugurado em 1950. Sem funcionar há mais de 20 anos, o relógio marca um dos patrimônios mais tradicionais da capital rondoniense e que agora, com esse projeto de modernização, passará a funcionar, voltando às origens, como o principal ponteiro da cidade.

Uma das mudanças foi a instalação de quatro mecanismos elétricos que estarão conectados a um comando eletrônico que vai fazer com que o relógio marque as horas. Antes, o relógio funcionava por cordas.

Além de ter como objetivo a volta da funcionalidade do relógio, um dos principais intuitos é manter a forma original da estrutura. “A gente tentou deixar o mais próximo possível da originalidade, conforme as fotos e medidas que foram mandadas para gente. A diferença maior é que o antigo era pintado na parede e esse novo, vai ser pintado um pouco diferente por conta da iluminação. Os ponteiros e mostradores ficarão o mais próximo possível ao original, a única diferença é que cada mecanismo vai ser conectado por fios, o que antigamente era feito de forma mecânica”, finalizou.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)