Novembro foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o ano deve terminar com até 70 mil novos diagnósticos da doença. Além dos fatores relacionados à idade, histórico familiar, o sobrepeso e a obesidade e alimentação inadequada estão diretamente ligados aos fatores de risco para a doença.
Pensando nisso, a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, preparou algumas dicas que podem ajudar na prevenção do câncer de próstata e mesmo trazer um melhor resultado no tratamento.
De acordo com a especialista, um dos principais nutrientes nesse caso é o licopeno, presente principalmente em alimentos de cor vermelha como o tomate, tão consumido pela população. Ela comenta que goiaba, mamão, pitanga e melancia são outros alimentos ricos nesta substância.
“No caso do tomate, o fruto contem alto teor de compostos antioxidantes como o licopeno, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina que em conjunto são responsáveis pelas diferentes cores do fruto”, destaca.
Estudos comprovam que esses antioxidantes possuem propriedades anticancerígenas que incluem inibição, indução da morte celular e capacidade da diferenciação de células tumorais, o que pode proteger o organismo contra esse tipo de doença. “Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido em altas temperaturas, por isso o molho de tomate possui mais licopeno que o tomate fresco”, complementa Michelle.
Conforme a nutricionista, outros alimentos importantes na prevenção contra o câncer de próstata são os ácidos graxos não saturados encontrados em óleos de peixes como o salmão e os flavonóides e isoflavonóides presentes nas frutas, vegetais, soja e chás.
Receita da Nutri!
Molho de tomate funcional
8 tomates maduros, sem pele.
1 cenoura pequena
1 beterraba pequena
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados.
2 colheres de café de açafrão moído.
Ervas a gosto: Manjericão, orégano, cebolinha, salsinha.
Sal a gosto.
Modo de preparo: Ferva os tomates até que fiquem com a pele soltando. Bata no liquidificador juntamente com a cenoura, a beterraba e um pouco da água do cozimento do tomate. Na panela refogue a cebola e o alho juntamente com o azeite. Acrescente o molho liquidificado e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos. Enquanto o molho estiver no fogo acrescente aos poucos o açafrão moído, as ervas e o sal a gosto. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. O molho pode ficar na geladeira por uma semana ou três meses no congelador.
Por Raiane Wentz, assessora de saúde da Objetiva