Após 66 dias contêineres são desinterditados e alunos da área rural voltam às aulas

574
Um dos pedidos era a construção de rampa de acessibilidade.

O Corpo de Bombeiros emitiu, nesta quarta-feira (22), laudo de desinterdição dos contêineres que estão alojados na escola Progresso, no Perobal, e na Maria Paulina Donadon, em Nova Conquista. As estruturas, instaladas ainda no ano passado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) para servirem como salas de aulas para atender alunos do ensino médio, da área rural, tinham sido interditadas em março, há 66 dias, por falta de documentação que comprovasse a qualidade das instalações elétrica e estrutural, além da falta de certificado que atestasse a qualidade do material usado na fabricação. Para os bombeiros, os contêineres poderiam oferecer risco aos quase 70 alunos que usam as estruturas.

Entre as solicitações dos bombeiros, estava a construção de rampas de acessibilidade. O pedido foi atendido.

Ao Vilhena Notícias, a coordenadora regional da SEDUC, em Vilhena, Marizete Rover, disse nesta quinta-feira que os alunos foram comunicados do retorno às aulas a partir de hoje.

O que motivou a interdição

Segundo o Corpo de Bombeiros, após jogadores de base morreram queimados dentro de contêineres que eram usados como dormitórios no C.T., do Flamengo [no Rio de Janeiro], o Ministério Público de Rondônia solicitou e fiscalização de todos os contêineres instalados em diversas cidades do estado pelo Governo Estadual para serem usados como salas de aula. A medida teve como objetivo averiguar se as estruturas poderiam oferecer riscos aos estudantes e professores.

Instalações elétricas passaram por reestruturação.

A primeira blitz dos bombeiros foi no dia 18 de março no Perobal. Seis estruturas que abrigavam 40 alunos foram interditadas por questão de segurança. No dia seguinte, mais três salas, dessa vez em Nova Conquista, foram interditadas. O motivo foi o mesmo, falta de documentação que comprova a qualidade das instalações elétrica e estrutural, além do certificado que atesta a qualidade do material usado na fabricação. A escola atende 23 estudantes.