VÍDEO: Obra para conter alagamentos gera prejuízos e transtornos após surgimento de buracos

2678
Gol precisou ser guinchado para sair do buraco. (Foto: Renato Spagnol)

Motoristas e motocicletas reclamam do surgimento constante de buracos na rua 916 (que corta toda a extensão do residencial Açaí), após a instalação de manilhas para interligar a drenagem pluvial da avenida Paraná com o residencial Orleans. A colocação da tubulação, iniciada na segunda quinzena de setembro, foi concluída, mas os cortes no asfalto causaram o aparecimento de buracos que tem causado prejuízos financeiros a donos de veículos que passam pelo local. A rua chegou a ser interditada por várias semanas para o trabalho das máquinas ser realizado com segurança.

A rua tem um alto fluxo de carros, motos, caminhões e ônibus, e serve de caminho para estudantes de duas faculdades e pelo menos quatro bairros (Florença, Alphaville, Orleans e Alvorada).

Há poucos dias o dono de um automóvel gol ficou com o carro atolado e precisou contar com a solidariedade de outro motorista para retirar o veículo do atoleiro. A reportagem do Vilhena Notícias passava na hora e registrou em fotos e vídeos a o carro sendo rebocado.

 

Construtora da obra é responsável, diz prefeitura

Em reposta à reportagem, a prefeitura disse que a obra executada pela construtora Construgel é acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e está avaliada em R$ 340 mil de recursos próprios, com previsão para ser concluída em 90 dias, desde seu início na segunda semana de setembro. Ainda segundo a prefeitura, a empresa deverá recobrir com camada asfáltica os cortes feitos na via para a interligação da rede de drenagem.

Conforme o Município, a “intenção é evitar que a água das chuvas se acumule, alague ou escorra indevidamente pelas avenidas e calçadas. Com a instalação das tubulações, a época das chuvas não será mais um problema para o trânsito, para os ciclistas ou para os pedestres no local”.

“Há anos a população do bairro Florença sofria na época das chuvas por causa do alagamento. O problema causava dificuldades para a população ter acesso à Educação, ao comércio e às vias”, declarou a assessoria do prefeito Eduardo Japonês, que concluiu, “eram inúmeras reclamações dos moradores, que tinham que pedir licença a sitiantes para passar por dentro de suas propriedades a fim de levar as crianças para as escolas. Esta obra de saneamento básico garantirá mais qualidade de vida aos moradores do local.

Vala aberta no asfalto (para passagem da tubulação) foi coberta com terra.

Esquina da rua 916 com a avenida Paraná