Produtora rural perde 500 litros de leite após ficar 40 horas sem energia

Sem luz por tanto tempo sitiante também acumulou prejuízos com carnes que estragaram por falta de refrigeração

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Imagem ilustrativa

Casos de falta de luz vêm acontecendo com frequência em Vilhena e outras cidades do Estado de Rondônia. As interrupções continuas no fornecimento de energia elétrica causa transtornos e gera prejuízos a comerciantes e à população em geral. Na semana passada uma sitiante da BR-435, na região de Vilhena, perdeu 510 litros de leite in Natura após ficar 40 horas sem energia elétrica. Sem luz por tanto tempo a produtora rural também acumulou prejuízos com carnes que estavam na geladeira e estragaram por falta de refrigeração.

“A energia acabou na madrugada do sábado [5] e só retornou na segunda-feira [7] à tarde. Tentei inúmeras vezes falar com a Ceron [Energisa], mas não tive nenhuma resposta”, declarou Graciele Rodrigues de Sá, ao prestar queixa pela perda dos alimentos na delegacia de Polícia Civil, nesta segunda-feira (14).

A produtora rural diz que não ocorreu nenhum temporal na região que justificasse tantas horas sem energia.

A reclamação da sitiante vai de encontro às queixas da aposentada Maria Batista Oliveira, moradora do bairro Alto Alegre, em Vilhena. Ela diz que ficou por quase cinco horas sem energia, 15 dias atrás, e perdeu boa parte dos alimentos que estavam na geladeira.  “Com tantas quedas de energia as compras podem acabar no lixo”, lamentou ela ao Vilhena Notícias.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor que sofrer com a falta de luz por um período superior a quatro horas deve ter um desconto na conta de energia. O cliente não precisa solicitar este benefício, mas pode fazê-lo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o fornecimento de energia elétrica é considerado serviço essencial e, portanto, deve ser oferecido de forma contínua e eventuais transtornos causados a consumidores devem ser reparados.

O cliente que não receber resposta da concessionária de energia sobre a queixa pode reclamar no Procon e também na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão do governo federal responsável por regular o setor energético do país.