Convênio que autoriza PM a multar no trânsito de Vilhena aguarda assinatura do governador para entrar em vigor

Convênio que terá duração de 12 meses deve ser publicado no Diário Oficial do Estado.

3715

Um convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Vilhena está em processo de ser firmado nas próximas semanas visando aperfeiçoar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no município, com projetos de fiscalização, aplicação de multas por infrações no trânsito e ações educativas no tráfego da cidade, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro e a legislação municipal. O acordo prevê que o município dê uma contrapartida financeira para o Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar (FUMRESPOM).

Portanto, fique atento, usar o celular enquanto dirige, excesso de velocidade, estacionar em lugar proibido, furar o sinal vermelho, não dar preferência ao pedestre, não usar cinto de segurança, licenciamento vencido, dentre outras infrações, serão punidas com multa e penalidade de pontos na carteira de habilitação.

A necessidade do convênio decorre da competência do Sistema Nacional de Trânsito. O artigo 23 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) esclarece que compete às Polícias Militares dos Estados “executar a fiscalização de trânsito, porém, apenas mediante convênio firmado entre Estado e Prefeitura.

Em entrevista à reportagem do Vilhena Notícias o comandante do 3º Batalhão em Vilhena, Coronel Paulo André, ressaltou que uma vez firmado o convênio, o Estado passa a competência para que a Polícia Militar atue em conjunto com a secretaria municipal de Trânsito (Semtran) em ações educativas e também na fiscalização por um período de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (Diof).

O convênio, segundo o Coronel Paulo André, já foi firmado pelo prefeito Eduardo Japonês (PV) e foi encaminhado para o comandante geral da PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, em Porto Velho e falta a assinatura do governador de Rondônia Daniel Pereira (PSB), para que passe a valer.

 Sem convênio desde a gestão Rover

Vilhena estava sem um convênio firmado há cerca de quatro anos.

De acordo com informações do 3º batalhão da PM, o município está sem convênio desde o ano de 2014, ainda na gestão do ex-prefeito José Luiz Rover. Em 2017, já na administração da então prefeita Rosani Donadon, um convênio chegou a ser firmado, mas ele nunca entrou em vigor pois não cumpria as exigências de caráter legal.

Ainda na administração Rover, houve inadimplência no repasse do dinheiro para o FUMRESPOM e, na gestão da ex-prefeita Rosani Donadon, não foi feito conforme prevê a lei. “Trouxeram o convênio para eu assinar na condição de contratante, eu não posso firmar convênio, eu não tenho competência legal, só o ordenador de despesas pode, que é o Comandante geral da PM em Porto Velho”, esclareceu o comandante Paulo André.

A expectativa é que nas próximas semanas o convênio passe a valer e a PM comece atuar com ações educativas e punitivas.

Conteúdo produzido com colaboração do acadêmico de jornalismo, Adson Dutra, da Unir.