Rondônia registra queda de 10,3% nos assassinatos

Dados fazem parte do projeto Monitor da Violência, do G1. Agosto de 2019 é o mês com menor número de assassinatos

1284
Foto: Luh Coelho/Vilhena Notícias

Diminuiu em 10,3% o número de assassinatos nos oito primeiros meses de 2019 em Rondônia. Entre janeiro e agosto foram 279 homicídios no estado. No mesmo período de 2018 ocorreram 311 assassinatos. Os dados são do projeto Monitor da Violência, do G1.

Os dados mostram que Janeiro continua sendo o mês com maior número de mortes por homicídio. Neste ano, foram 44 assassinatos, segundo a Polícia Civil. Em seguida aparece Março, como segundo mês mais violento. 38 pessoas foram assassinadas no estado. Já é o mês com o menor número de homicídios: 26. No mesmo mês de 2018 foram 40 execuções. Isto representa uma redução de 35% nos assassinatos.

Latrocínios

Os dados também revelam uma redução de 7,1% nos casos de latrocínios, isto é, o roubo seguido de morte. Entre janeiro e agosto do ano passado foram 14 casos, enquanto que nos oito primeiros meses deste ano ocorreram 13 crimes.

Como o levantamento é feito

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em março, o governo federal anunciou a criação de um sistema similar. Os dados, no entanto, não estão atualizados como os da ferramenta do G1. O último mês em que há informações disponíveis para todos os estados é junho.

Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque é mais difícil obter números em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço de 2018 foi publicado pelo Monitor da Violência em abril. O balanço do 1º semestre de 2019 também já foi divulgado, neste mês.

 

Fonte: Com informações do G1