Vanderlei Graebin reassume mandato de vereador em Vilhena

8058
Foto: Renato Spagnol

O advogado Vanderlei Amauri Graebin reassumiu o mandato de vereador nesta terça-feira (8) e deve participar da sessão ordinária na Câmara Municipal de Vilhena a partir das 19h30. A convocação feita pelo presidente da Casa de Leis, Ronildo Macedo (PV), cumpriu determinação do desembargador Roosevelt Queiroz Costa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).

Graebin teve o mandato de vereador cassado em junho de 2017 por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara. A acusação foi por infração ético-disciplinar. No dia 24 de setembro de 2019 a 2ª Câmara Especial do TJ anulou o resultado da CPI.  O TJ concluiu que houve falhas no curso da CPI que tirou o mandato legislativo de Graebin.  Os “acusados não tiveram direito à ampla defesa e contraditório”, diz trecho da decisão, que aponta ainda a prorrogação da CPI, que deveria ter sido concluída em 90 dias a contar da data de instalação. Processo durou 180 dias.

Segundo a assessoria jurídica da Câmara, Vanderlei Graebin enfrenta processos na Justiça, mas nenhuma que impeça o retorno ao cargo.

Sai Tabalipa

O policial civil Wilson Tabalipa que ocupava o lugar de Graebin desde a cassação deixou o cargo. Tabalipa era considerado por eleitores um dos mais atuantes legisladores do município e apontado por pesquisas como forte candidato à reeleição.