Motorista cai em golpe e perde dinheiro ao tentar vaga de emprego pela internet

Segundo a polícia, golpistas têm se aproveitado do desemprego para enganar pessoas que buscam por uma colocação no mercado de trabalho

3838

A Polícia Civil de Vilhena recebeu nesta quarta-feira (21) uma denúncia para investigar um golpe contra pessoas que buscam entrar no mercado de trabalho. Um caminhoneiro de 43 anos, que prefere não ter a identidade revelada, diz que contatou por e-mail uma pessoa do Mato Grosso, que teria anunciado pelo Sine de Campo Novo dos Parecis (MT) uma vaga de emprego para motorista de caminhão.

A vítima diz que depois que enviou o e-mail recebeu a ligação de um homem, que informou ser um representante da empresa. No telefonema, o golpista dizia que o curriculum havia sido analisado e era “bastante interessante”, porém, o motorista precisaria fazer alguns cursos para que a contratação fosse efetivada. Na mesma ligação o estelionatário forneceu o número de uma conta bancária e pediu que o motorista depositado R$ 250,00. Era a primeira parcela para iniciar o curso.

No depoimento à polícia, a vítima contou que fez o envio do dinheiro, porém, o golpista desapareceu. Segundo a polícia, golpistas têm se aproveitado do desemprego para enganar pessoas que buscam por uma colocação no mercado de trabalho. A reportagem tentou contato com a gerência do Sine em Campo Novo para saber quais critérios são adotados para evitar que falsas vagas de emprego sejam anunciadas pelo Sistema Nacional de Emprego, na cidade. As chamadas não foram respondidas.

O jornal Correio Braziliense preparou um passo a passo, e entrevistas com especialistas, com dicas de como escapar do golpe do falso emprego na internet e no WhatsApp. Confira em: saiba como escapar do golpe do emprego falso na internet e no WhatsApp